Conheça 4 tipos diferentes de apresentação de marcas  

A diversidade e amplitude de marcas no mercado pode assustar qualquer empreendedor, desde o pequeno ao grande empresário. Ainda assim, muito antes de qualquer planejamento estratégico para o seu negócio, dicas e definições simples podem ajudá-lo a se destacar no futuro.   

Entendendo a natureza da sua marca, conforme explicamos neste link, o segundo passo nessa jornada é a definição de como será sua apresentação para o mundo. O registro e a proteção é fundamental.   

Confira os tipos diferentes de marcas que podem ser registradas, conforme o Manual de Marcas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial:  

Marca nominativa 

É o tipo de marca que leva apenas o nome, ela não possui desenhos ou representações gráficas. 

As marcas nominativas protegem, como o próprio título sugere, o nome da marca, não vinculando essa proteção a uma fonte, tamanho, cor, e demais estilos que serão utilizados.  

Marca figurativa   

A marca do tipo figurativa é constituída por um símbolo, ou seja, uma imagem, desenho, ou até mesmo uma figura abstrata de forma estilizada de letra e número, ainda que isoladamente, bem como Ideogramas, tais como o japonês e o chinês, mas não sobre as palavras que eles representam.  

Marca mista   

Mista ou composta é constituída pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada.

Marca tridimensional  

Marca tridimensional é o sinal constituído pela forma plástica distintiva em si, capaz de individualizar os produtos ou serviços a que se aplica. Para ser registrável, a forma tridimensional distintiva de produto ou serviço deverá estar dissociada de efeito técnico. 

Agora que você conheceu as classificações, já sabe responder qual o tipo de apresentação da sua marca?  

A Confido pode ajudar.   

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